quinta-feira, 26 de abril de 2018

Casarão de Sábbado D'ângelo enfim, é tombado

Demorou, mas aconteceu. O Casarão de Sábbado D'ângelo, importante empresário do ramo do tabaco  a nível nacional que residiu em Itaquera na maior parte de sua vida, foi tombado pelo poder público. Endereçado no número 657 da Rua Sábbado D'ângelo em Itaquera, o casarão que hoje é de propriedade da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade) e já é tombado pelo Condephaat desde de 2015, agora também é protegido pelo Conpresp, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo.


O belo casarão de Sábbado D'ângelo. Foto: Douglas Nascimento/São Paulo Antiga


A resolução foi publicada no dia 6 de março de 2018. Nela, consideram-se fatos como a ocupação da Zona Leste da cidade de São Paulo desde o período colonial para exploração de pedras preciosas, bem como áreas de construção de chácaras para lazer e a construção da ferrovia rumo ao Rio de Janeiro. Considera-se também que o casarão tem cerca de 100 anos de construção, erguido no primeiro loteamento da região de Itaquera que antes, era ocupada predominantemente por sítios. Também é considerado o fato de que o morador da chácara tenha sido Sábbado D'ângelo, importante personalidade paulistana que preferiu morar com sua família no bairro. Por fim, destaca-se as influências barrocas da construção bem como suas características suburbanas, como por exemplo os amplos espaços verdes pertencentes a construção.

Fica portanto protegido por lei a preservação e a conservação das características originais das áreas verdes, do casarão e da entrada da chácara, envolvendo o portão em madeira e os adornos contidos em seu entorno. Vale ressaltar também, que embora muitos tombamentos obriguem que o entorno numa área de metragem predefinida seja também conservado, neste caso os moradores das redondezas bem como donos de estabelecimentos estão isentos de uma consulta prévia para obras em suas posses.


A entrada do casarão, no número 657 da rua Sábbado D'ângelo. Foto: Douglas Nascimento/São Paulo Antiga


A população de Itaquera tem, portanto, uma segurança maior em relação a conservação de um dos seus maiores patrimônios e um alento no que diz respeito ao poder público, que apesar da demora ainda de alguma forma, ampare tais casos. O que se espera é que este exemplo sirva para outros bens históricos do bairro, como a casa localizada ao lado da Estação Dom Bosco, a residência da família Morganti (dentro do Parque Raul Seixas) e, que se use também como exemplo a restauração e preservação da Casa do Chefe da Estação, no centro do bairro. Para que não ocorra mais casos como a demolição do antigo prédio localizado na mesma Sábbado D'ângelo alguns metros adiante, a população precisa além da preservação das antigas construções, que se utilizem deles para ações sociais, culturais, educacionais e de interesse coletivo para os moradores da região.

Você pode ver a resolução na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário