Certamente todo itaquerense já passou pela rua Sábbado D'Angelo em algum momento de sua vida. A via é uma das mais extensas do bairro, com quase três quilômetros, e liga o centro de Itaquera, começando ao lado do 32º DP, passando pela estação Dom Bosco da CPTM e Jardim Morganti, cruza a Avenida João Batista Conti, passa pelo Parque Raul Seixas e desemboca no entroncamento que dá acesso à Avenida Jacu Pessego, as ruas Bartolomeu Ferrari e Agrimensor Sugaya e a Rua São Teodoro, sendo este último trecho contramão para veículos à motor.
Uma via tão extensa precisava ter um nome a sua altura, e Sábbado D'Angelo, um dos mais ilustres itaquerenses da história, batiza a rua em que por muitos anos trafegou com seus parentes à bordo de seus antigos calhambeques.
S'abbado D'Angelo no centro da foto, vestindo um paletó preto.
Sábbado D'Angelo foi um grande empreendedor de sua época, fazendo fortuna trabalhando no ramo do tabaco. Sua fábrica de cigarros, a Sudan, foi uma das maiores do ramo em seu tempo, o que o transformou em um importante aristocrata paulistano. Mas diferente da nata da sociedade que naquela época escolhia a centralidade de Campos Elísios e região para viver, D'Angelo e sua família residiram na paz e no descanso de uma tranquila Itaquera, onde por anos foi um dos principais moradores da região e colecionou pelo bairro bens e propriedades que até hoje estão presentes no cotidiano do itaquerense.
Uma propriedade de D'Angelo é bem visível a quem passa pela rua que ganha seu nome. A chácara Sudan, localizada no número 648 da rua se situa no quarteirão inteiro formado pelas ruas Sábbado D'Angelo, Francisco Jannetti, Professor Brito Machado e Narciso Araújo.
A Chácara Sudan. Embora Sábbado D'Angelo tenha deixado em seu testamento que desejava que sua antiga casa fosse sede de uma instituição de ensino ou saúde, nos dias de hoje a casa (que está bem conservada exceto seus muros) não tem grande uso pelos responsáveis. Itaquera aguarda uma ação para usufruir dessa bela herança ao bairro.
Embora vivesse em Itaquera, Sábbado D'Angelo não deixou sua marca só por aqui. Existe um belo monumento doado por ele na praça ao lado da Paróquia Santo Antônio, no bairro do Pari, já no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário